Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Comentários às novas Orientações Jurisprudenciais do TST - OJ 149, SDI-2: a incompetência relativa não pode ser suscitada de ofício

    há 15 anos

    Orientações Jurisprudenciais da SDI-2 :

    149. CONFLITO DE COMPETÊNCIA. INCOMPETÊNCIA TERRITORIAL. HIPÓTESE DO ART. 651 , § 3º , DA CLT . IMPOSSIBILIDADE DE DECLARAÇÃO DE OFÍCIO DE INCOMPETÊNCIA RELATIVA.

    Não cabe declaração de ofício de incompetência territorial no caso do uso, pelo trabalhador, da faculdade prevista no art. 651 , § 3º , da CLT . Nessa hipótese, resolve-se o conflito pelo reconhecimento da competência do juízo do local onde a ação foi proposta.

    NOTAS DA REDAÇÃO

    O artigo 113 da Constituição da República enuncia que caberá à lei dispor sobre a constituição , investidura, jurisdição, competência, garantias e condições de exercício dos órgãos da Justiça do Trabalho.

    Desta feita, no artigo 651 , caput, da CLT , estipula a competência das Juntas de Conciliação e Julgamento através da localidade onde o empregado, reclamante ou reclamado, presta serviços ao empregador, ainda que tenha sido contratado noutro local ou no estrangeiro.

    Contudo, o § 3º do supracitado artigo flexibiliza a competência do local onde o empregado presta serviços ao empregador, na hipótese em que o empregador promova realização de atividades fora do lugar do contrato de trabalho.

    Ademais, a Súmula n.º 33 , do STJ, determina não ser cabível a declaração de ofício da incompetência relativa. Nesse sentido:

    Incompetência em razão do local. Incabível o pronunciamento de ofício por se tratar de direito dispositivo. Providência que demanda provocação por exceção. CPC , art. 112 e Súmula 33 do STJ. Recurso provido. (TRT da 2ª Redião, 6ª Turma, processo n.º 20070720392, relator Rafael E. Pugliese Ribeiro, Pub.: 28/03/2008)

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876188
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações5539
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comentarios-as-novas-orientacoes-jurisprudenciais-do-tst-oj-149-sdi-2-a-incompetencia-relativa-nao-pode-ser-suscitada-de-oficio/359491

    Informações relacionadas

    Fernando Augusto Sales, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    A alegação da incompetência relativa na Justiça do Trabalho e o ressurgimento da exceção de incompetência ratione loci.

    Bianca Martins, Estudante de Direito
    Artigoshá 8 anos

    Competência da Justiça do Trabalho e a exceção de competência

    Tribunal Superior do Trabalho
    Jurisprudênciaano passado

    Tribunal Superior do Trabalho TST: CCCiv XXXXX-69.2021.5.00.0000

    Supremo Tribunal Federal
    Súmulahá 60 anos

    Súmula n. 235 do STF

    Ana Paula S. Favarin, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Embargos Infringentes

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)