Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Em quais hipóteses os ofendículos são permitidos? - Luciano Schiappacassa

há 16 anos

O professor Ranieri ensina que uma fórmula interessante para detectar a licitude do uso de ofendículos é a seguinte: se forem colocados de modo visível, é evidente a sua legitimidade como meio defensivo, sem qualquer restrição de intensidade, porque o agressor, conhecendo o perigo ao qual se expõe, afronta-o deliberadamente. Entretanto, se for colocado de modo oculto, somente será legítimo como meio de defesa se for necessário e moderado, conforme o caso concreto (Manuale di diritto penale. Parte generale, v. 1, p. 145).

O professor Nucci adota tal posicionamento, porém, faz um reparo, no sentido de que se deve sempre levar em consideração a questão da proporcionalidade, que é exigida majoritariamente pela jurisprudência de nossas Cortes. O douto professor segue discorrendo que, tratando-se de bem indisponível (vida, por exemplo), pouco vale o fato de o ofendículo estar à vista ou não. O que deve existir é a moderação dos meios, a proporcionalidade.

O professor Heinz Zipf, por sua vez, questiona o seu funcionamento contra inocentes, afirmando que, nessa hipótese, o instalador do ofendículo deve responder pelo evento causado. Alega ser "duvidosa a justificação desses meios porque eles não permitem uma individualização em seu funcionamento: um disparador automático opera não somente contra o ladrão de galinhas, senão também contra o hóspede que tenha confundido a porta de entrada. Se a instalação funciona como meio defensivo, o autor estará justificado. Do contrário, não cabe legítima defesa" (Derecho penal - parte generale, v. 1, p. 458).

Veja-se, assim, que se trata de tema nada pacífico na doutrina.

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876170
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2089
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/em-quais-hipoteses-os-ofendiculos-sao-permitidos-luciano-schiappacassa/43006

Informações relacionadas

Douglas Mendes da Silva, Advogado
Artigoshá 8 anos

Ofendículos

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 14 anos

O que são ofendículos? - Leandro Vilela Brambilla

Victor Emídio, Advogado
Artigoshá 4 anos

Morte em cerca elétrica: o dono comete crime?

Quezia Campos Melo, Advogado
Artigoshá 7 anos

Afinal de contas, o que são Ofendículos?!

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 16 anos

Qual a natureza jurídica dos ofendículos? - Matheus Araújo Laiola

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)