Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    STF decide a favor de concurseiro tatuado e estende parecer a todos os casos similares

    há 8 anos

    O julgamento do caso de um candidato que foi desclassificado em um concurso para bombeiro militar em São Paulo, por possuir uma tatuagem tribal em sua perna direita, levou o Supremo Tribunal Federal (STF) a proferir uma importante decisão para os que os prestam concurso público.

    “Na sessão do dia 17/8/16 nossa Corte Suprema estabeleceu que os editais de concurso público não podem estabelecer restrições às pessoas com tatuagens, salvo em hipóteses excepcionais nas quais o conteúdo da tatuagem viole valores constitucionais", explica Nathalia Masson, especialista em Direito Constitucional e professora da LFG.

    Como o caso teve repercussão geral reconhecida, a manifestação do STF alcança todos os casos semelhantes.

    O edital do concurso em questão informava que não seriam admitidos candidatos que tivessem tatuagens contrárias"à moral e os bons costumes", que não apresentassem"dimensões pequenas", que cobrissem partes inteiras do corpo – como a face, o antebraço, mãos ou pernas – ou que ficassem visíveis com o uso de trajes de treinamento físico.

    Segundo o relator da ação no STF, o ministro Luiz Fux, ninguém pode ser desqualificado para ser servidor público por possuir uma tatuagem. A decisão ressalta que qualquer tipo de restrição para concorrer aos concursos ocorrerá apenas para pessoas que possuam desenhos que expressem incitação à violência, criminalidade ou incentivem a discriminação ou preconceito, assim como ideologias terroristas, extremistas e contrárias às instituições democráticas. “Editais de concurso público não podem estabelecer restrição a pessoas com tatuagem, salvo situações excepcionais, em razão de conteúdo que viole valores constitucionais”, foi a tese de repercussão geral fixada.

    Especialistas afirmam que a ausência de uma regulamentação específica dos concursos públicos aumenta o número de recursos administrativos envolvendo exigências desproporcionais ou polêmicas. “Cada edital estabelece suas regras, que devem ser orientadas pela Constituição Federal e pela legislação infraconstitucional. O precedente do STF corrige um nítido excesso. Para um futuro próximo, espera-se a aprovação da lei geral dos concursos públicos, já em tramitação no Congresso Nacional”, explica Nestor Távora, coordenador da LFG.

    *Conteúdo produzido pela LFG

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876191
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações746
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-decide-a-favor-de-concurseiro-tatuado-e-estende-parecer-a-todos-os-casos-similares/433690680

    Informações relacionadas

    Supremo Tribunal Federal
    Notíciashá 8 anos

    Proibição de tatuagem a candidato de concurso público é inconstitucional, decide STF

    O que o advogado deve perguntar ao cliente em uma ação de usucapião?

    Supremo Tribunal Federal
    Jurisprudênciahá 9 anos

    Supremo Tribunal Federal STF - REPERCUSSÃO GERAL NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO: RE XXXXX SP

    Mariana Maciel Souza, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Conceito e Fontes do Direito Processual Penal

    Dr Marcos Fonseca, Advogado
    Notíciashá 8 anos

    Proibição de tatuagem a candidato de concurso público é inconstitucional, decide STF

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)