Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Risco Ambiental - Projeto de Lei pode liberar caça aos animais silvestres do Brasil

há 7 anos

A caça profissional e esportiva de animais silvestres foi proibida no Brasil há mais de 50 anos, mas um Projeto de Lei criado pelo Deputado Federal Valdir Collato (PMDB-SC) pretende liberar a atividade. O PL altera o Código de Caça, editado em 1967, que proíbe a caça de animais silvestres em todo o território nacional, salvo em caso de autorização expressa do governo federal por meio de seus órgãos ambientais.


Leia aqui o Projeto de Lei 6268/2016


De acordo com Fabiano Melo, mestre em direito e professor especialista em Direito Ambiental, o PL 6.268/2016 tem como objeto instituir uma Política Nacional da Fauna que, entre outros aspectos, revoga expressamente a Lei de Proteçâo a Fauna. "Esse, aliás, é um dos principais aspectos do PL, ao legalizar a prática da caça profissional, proibida há mais de 50 anos e que atualmente é crime pela Lei 9.605/98. Se o PL for aprovado, a prática da caça profissional deixa de ser crime ambiental no país", explica Melo.

O texto também prevê alteração à Lei de Crimes Ambientais para reduzir o agravamento da pena de detenção de seis meses a um ano, além de multa, para quem matar ou capturar animais sem licença. Hoje, a punição é triplicada se ocorrer durante uma caçada.

O professor Fabiano Melo diz que o projeto deveria ter o mérito de instituir uma Política Nacional de Fauna, com a discussão sobre o manejo dessas espécies, notadamente das nativas e das ameaçadas de extinção. “O permissivo da caça profissional, como forma de manejo, é um complicador ao concentrar os debates e desviar a atenção para aspectos que igualmente demandam atenção”, comenta o professor.

O projeto também propõe a criação de reserva particular própria para caçadas e de criatórios de animais para que sejam mortos. E prevê, ainda, que animais que atacarem propriedades e rebanhos poderão ser abatidos se houver um laudo técnico de algum órgão ambiental autorizando a caça.

Melo afirma que, caso a discussão do PL se limite à liberação da caça, corre-se o risco de possíveis retrocessos em aspectos de proteção à biodiversidade e na luta pelo reconhecimento dos direitos dos animais. E o professor questiona, ainda, se a prática da caça profissional estimularia o aumento de armas disponíveis na sociedade.

Manifestações contrárias ao PL

Recentemente, várias entidades ambientalistas brasileiras emitiram uma nota contrária ao PL. Em aspectos fundamentais, há uma dimensão ética envolvida aos animais como seres sencientes, que sentem dor e angústia e, por isso, demandam proteção jurídica.

A presidente da Associação Mineira de Defesa do Meio Ambiente (Amda), Maria Dalce Ricas, divulgou uma nota dizendo que o país sofre com a extinção de animais silvestres por não haver controle sobre o desmatamento dessas áreas nem sobre o tráfico e matança de espécies.

“É um risco para a nossa fauna e um retrocesso tremendo autorizar que o ser humano se divirta com uma mira eletrônica matando um animal por esporte”, defende Dalce. “Para além da crueldade, o Estado não tem condições de liberar a caça esportiva pois não conseguirá fiscalizar essa prática”, completa. Além disso, Dalce aponta que o projeto não traz nenhum dado ou informação técnica que embase uma decisão favorável e que não houve qualquer discussão com a sociedade sobre o assunto.

Após sofrer com protestos de internautas e ativistas defensores dos direitos dos animais, o deputado Valdir Colatto divulgou uma nota oficial em seu website:

"Primeiro, um apelo a todos que criticam nosso projeto PL 6268/2016 sobre regulamentação sustentável da fauna brasileira, que o leia com atenção. (...). Na verdade, estamos levando à discussão da sociedade uma proposta para regulamentar uma área que não tem regras nem controle. Evitaremos assim o contrabando, o comércio clandestino, o abate ilegal, os maus tratos e a extinção de animais silvestres e exóticos. Também o controle e o uso de animais para pesquisa e controle de todos os criatórios, que só poderão existir com autorização do órgão ambiental competente. (...) Leia a nota na íntegra.

Risco Ambiental

A PL 6.268/2016, nos moldes propostos, como também as recentes iniciativas do governo federal como, por exemplo, a flexibilização do licenciamento ambiental, representam riscos para a proteção ambiental no país."A percepção é que vivemos um momento de flexibilização ampla da legislação ambiental, que deve ser aperfeiçoada e discutida, mas não flexibilizada para atender interesses pontuais e imediatos. Se o Projeto de Lei pretende instituir uma Política Nacional de Fauna, a discussão não pode e deve se circunscrever à liberação da caça", comenta o especialista em Direito Ambiental, Fabiano Melo.


Conteúdo produzido pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876187
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações12121
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/risco-ambiental-projeto-de-lei-pode-liberar-caca-aos-animais-silvestres-do-brasil/436552163

10 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

é um absurdo que existem pessoas que aprovam isso, gente acordaaa! continuar lendo

Diante de tanta degradação ambiental e de tantas espécies em extinção, temos que nos defrontar com um projeto de lei como este. Temos muitas prioridades a serem discutidas e uma delas está em proteger nossa fauna e flora. Não ao projeto de Lei 6268/16. Os senhores deputados deveriam ter mais dignidade e responsabilidade e consubstanciar seu tempo em projetos valorosos. continuar lendo

Peraí, mas o Pl não diz nada sobre caça indiscriminada. Porque esse espanto? Muitos países no mundo permitem essa atividade, como exemplo os EUA, e países da Europa.

Ao contrário do que vc pensa, esse PL poderá a té ser benéfico para o meio ambiente, pois defende até a criação de Reservas Ambientais, sítios e fazendas, voltados para essa atividade. Ou seja, mais áreas ambientais protegidas. O PL não fala da degradação da Fauna e da Flora, nem de caçar animias ameaçados de extinção. Deixa de mimimi. Todos os dias milhoe e milhões de animais morrem em matadouros para matar a tua fome. continuar lendo

É um absurdo, com tanta luta que esta acontecendo para respeitarem os animais e um deputado resolve soltar uma lei, regredindo 50 anos o Brasil, pois está proibido a caça a 50 anos. Que falta de visão Sr deputado, que falta de senso, pelo amor de Deus!!! Vou postar seu nome a todos os protetores dos animais caro Sr, para que todos se lembrem do Sr na próxima eleição e te garanto que somos muito e somos unidos! continuar lendo

Eu sou a favor... Desde que incluam-se nestas "áreas que não tem regras nem controle" o Sr. deputado Valdir Colatto, e respectiva família, para que sejam alvo de caça esportiva. continuar lendo

Seria interessante ele sentir na pele o que ele deseja para os animais, esse monstro merecia sofrer muito. continuar lendo