Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Lesão corporal leve, crime militar e princípio da insignificância

    há 15 anos

    Já não se discute que o princípio da insignificância, em regra, tem incidência no âmbito dos delitos militares. Faz tempo que o STF firmou essa posição. Também não se discute que cabe tal princípio no delito de lesão corporal leve. E quando há injusta provocação da vítima, é possível a incidência do referido princípio? A resposta dada pela Segunda Turma do STF foi positiva, apesar de o art. 209 , § 4º , do CPM , só permitir a redução da pena. A lei fala em redução de pena, a decisão foi mais longe e reconheceu a atipicidade do fato (em razão do princípio da insignificância e das circunstâncias do caso concreto). Há, de fato, uma ordem lógica a ser seguida. Se o fato é insignificante é atípico e se é atípico não há delito. Logo, não há que se falar em pena e muito menos em sua redução. Não havendo delito não há pena (nulla poena sine crimen).

    "A Turma deferiu habeas corpus para declarar atípica a conduta de militar que desferira um único soco contra seu colega, também militar, após injusta provocação, absolvendo-o da imputação de lesão corporal leve (CPM , art. 209). Assentou-se que o desferimento de um único soco, após injusta provocação da vítima, tal como reconhecido pela sentença (CPM , 209, § 4º:"Se o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor moral ou social ou sob o domínio de violenta emoção, logo em seguida a injusta provocação da vítima, o juiz pode reduzir a pena, de um sexto a um terço"), permitiria, por suas características, a aplicação do princípio da insignificância. HC 95.445-DF , rel. Min. Eros Grau, j. O2.12.2008."

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876171
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2444
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lesao-corporal-leve-crime-militar-e-principio-da-insignificancia/548997

    Informações relacionadas

    Flávia Ortega Kluska, Advogado
    Notíciashá 8 anos

    Afinal, aplica-se o princípio da insignificância a crimes cometidos no contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher?

    Supremo Tribunal Federal
    Jurisprudênciahá 15 anos

    Supremo Tribunal Federal STF - HABEAS CORPUS: HC 95445 DF

    Galvão & Silva Advocacia, Advogado
    Artigosano passado

    Tipos de Lesão Corporal: Quais São? Como Proceder?

    Elias Coelho, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    Resumo de Lesões Corporais (art. 129 do Código Penal)

    Tribunal de Justiça de Minas Gerais
    Jurisprudênciahá 7 anos

    Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJ-MG - Agravo de Instrumento-Cv: AI XXXXX-42.2016.8.13.0000 Lagoa Santa

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)