Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Hoje a intervenção "iussus iudicis" tem a mesma previsão do CPC de 1939? - Fernanda Braga

    há 16 anos

    A idéia geral é a mesma sim. Intervenção "iussus iudicis" é a intervenção de um terceiro, provocada pelo juiz.

    No CPC de 1939 havia previsão legal desta intervenção: admitia-se que o juiz trouxesse para o processo quem ele entendesse que deveria fazer parte do contraditório. O CPC de 1973 revogou referido dispositivo, motivo pelo qual surgiu a dúvida se havia ou não permanecido no sistema. Contudo, alguns autores posicionam-se pela sobrevivência desta espécie de intervenção no artigo 47 , parágrafo único do CPC , mas só para este caso.

    Analisemos o dispositivo.

    Art. 47. Há litisconsórcio necessário, quando, por disposição de lei ou pela natureza da relação jurídica, o juiz tiver de decidir a lide de modo uniforme para todas as partes; caso em que a eficácia da sentença dependerá da citação de todos os litisconsortes no processo.

    Parágrafo único. O juiz ordenará ao autor que promova a citação de todos os litisconsortes necessários, dentro do prazo que assinar, sob pena de declarar extinto o processo .

    Do que se vê, a norma contida no artigo 47 , parágrafo único do CPC tem como objeto somente o litisconsorte necessário. Na prática, o juiz começa a utilizar esta modalidade de intervenção como técnica para resolver, também, problemas como o do litisconsorte facultativo unitário que não participa do processo, haja vista que nesse caso, impõe-se, em razão da natureza da lide, a prolação de uma mesma decisão para todos.

    Sendo assim, verifica-se que o instituto continua existindo no ordenamento jurídico brasileiro, mas, foi reformulado pela legislação vigente, não mais contemplando a possibilidade de abranger qualquer pessoa, mas, tão somente, o litisconsorte necessário ou, a contento da jurisprudência, o litisconsorte facultativo unitário que não tiver sido citado.

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876171
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações6246
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/hoje-a-intervencao-iussus-iudicis-tem-a-mesma-previsao-do-cpc-de-1939-fernanda-braga/61432

    Informações relacionadas

    Flávia Ortega Kluska, Advogado
    Notíciashá 8 anos

    O que consiste a intervenção "iussu iudicis" no Novo CPC?

    Escola Brasileira de Direito, Professor
    Artigoshá 6 anos

    Ação Civil “Ex Delicto": cabimento e conceito

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)