Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    É correto afirmar que ADPF é ação subsidiária? - Ariane Fucci Wady

    há 16 anos

    Sim. Vejamos. A Argüição de Descumprimento de Preceito Fundamental deve ser impetrada todas as vezes em que houver lesão aos preceitos fundamentais decorrentes de ato do Poder Público, bem como, de controvérsias judiciais decorrentes da aplicação de lei municipal, estadual e federal, inclusive as anteriores à Constituição .

    Trata-se de uma ação que também visa o controle de constitucionalidade das normas, como a ADI, mas com parâmetro de controle muito mais restrito do que ela, eis que não são todas as normas constitucionais que servem de paradigma, mas somente, as que veicularem preceitos fundamentais.

    Desta forma, a ADI é a regra e, não sendo caso de inconstitucionalidade a ser por ela veiculada, socorre-se à ADPF, que por isso é subsidiária (só deve ser impetrada quando não for hipótese de ADI). Também, abrange como objeto o "ato do Poder Público", que não encontra proteção na ADI, que se destina somente aos atos normativos.

    Portanto, é ação subsidiária, que possibilita o controle de atos normativos federais, estaduais, além dos municipais e os atos concretos do Poder Público contrários aos preceitos fundamentais.

    Fonte: SAVI

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876169
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2770
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/e-correto-afirmar-que-adpf-e-acao-subsidiaria-ariane-fucci-wady/62565

    Informações relacionadas

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 13 anos

    Com relação à alteração da divisão interna do território brasileiro, qual é a diferença entre subdivisão e desmembramento? - Denise Cristina Mantovani Cera

    Karoline Ferreira, Bacharel em Direito
    Artigosano passado

    A Força Probatória do reconhecimento de pessoas como meio de prova .

    Victor Zanelato Martins, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Princípio da subsidiariedade: necessidade de esgotamento do controle de constitucionalidade em nível estadual para cabimento de ADPF

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 15 anos

    O que se entende por metanormas?

    Diferença entre testemunha e informante

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)