Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Que se entende por "vacatio constitutionis"? - Ariane Fucci Wady

    há 16 anos

    Normalmente, as Constituições possuem dispositivos expressos que determinam o momento em que iniciarão a vigorar. Na omissão de disposição expressa, entende-se que a vigência das novas normas constitucionais é imediata, ou seja, a partir da promulgação da nova Constituição .

    Na hipótese da Constituição possuir cláusula expressa que diferencie a entrada em vigor de todo o seu texto, surge a denominada vacatio constitutionis (vacância da Constituição), que corresponde ao interregno entre a publicação do ato de sua promulgação e a data estabelecida para a entrada em vigor de seus dispositivos.

    Nesse período, embora já promulgada, a nova Constituição não tem vigência e a ordem jurídica continua a ser regida pela Constituição existente anteriormente.

    A atual Constituição de 1988 não adotou a vacatio constitutionis, nem trouxe cláusula específica sobre a vigência de seu texto, mas considerando que vários de seus dispositivos, especialmente do ADCT, estabelecem prazos a serem contados a partir de sua promulgação, pode-se concluir que a partir dessa data é que entrou em vigor.

    Portanto, a Constituição de 1988 entrou em vigor na data de publicação de sua promulgação, sem prejuízo da existência de dispositivos para os quais foi expressamente estipulada uma outra data de início de vigência, a exemplo do art. 34 , caput, ADCT, por força do qual a maior parte do novo sistema tributário nacional somente entrou em vigor a partir do primeiro dia do quinto mês seguinte ao da promulgação da Constituição.

    Fonte: SAVI

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876188
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações8710
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/que-se-entende-por-vacatio-constitutionis-ariane-fucci-wady/80796

    Informações relacionadas

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 15 anos

    O que se entende por mutação constitucional? - Heloísa Luz Corrêa

    Artigoshá 4 anos

    Recepção, Repristinação, Desconstitucionalização e Mutação Constitucional

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 13 anos

    Qual a diferença entre direitos e garantias?

    Douglas Cunha, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    Vigência da Norma

    Kayo Chagas, Estudante de Direito
    Artigoshá 3 anos

    O que é Vacatio Legis?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)