Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Minas lança presídio para gestantes e mães de bebês

    há 15 anos

    Recém-inaugurado, um presídio criado pelo governo de Minas Gerais para abrigar presas gestantes e mães de bebês com até 12 meses já está ocupado por 40 detentas. O presídio não tem celas. As presas e os bebês recebem assistência odontológica e médica e são vigiados por 50 agentes penitenciários formados em enfermagem.

    O Centro de Referência à Gestante Privada de Liberdade, que o governador Aécio Neves (PSDB) foi conhecer nesta quinta-feira na cidade de Vespasiano, na Grande Belo Horizonte, tem espaço para receber mais 20 presas. Minas tem cerca de 42 mil presos no sistema prisional, sendo 1.954 mulheres (4,6%).

    O secretário de Defesa Social, Maurício Campos, diz que as 60 vagas atendem à demanda atual, mas que o Estado já estuda construir no futuro uma unidade maior e planejada. A atual foi adaptada.

    O presídio surgiu porque as mães e gestantes não tinham espaço adequado e precisavam de atenção especial. "A proposta é humanizar o sistema, facilitar o convívio e diminuir o efeito da privação e o distúrbio familiar", afirma.

    Segundo a secretaria, quando o homem é preso, a mulher mantém o núcleo familiar. Quando é o contrário, o homem quase sempre vai embora e os filhos são distribuídos entre os parentes.

    No centro em Vespasiano, as mulheres dormem em alojamentos, dotados de camas e berços. Após a gestação, o bebê e a mãe ficam no presídio até ele completar um ano de vida. O bebê, então, vai para a guarda de um parente, e a mãe retorna para o presídio de origem.

    Das 40 gestantes e mães presas, 90% foram condenadas a oito anos de prisão, em média, por tráfico de drogas ou associação ao tráfico.

    O presídio terá uma fábrica de fraldas. As presas ainda poderão estudar, frequentar oficina de artesanato e cursos de formação técnica em estética e embelezamento.

    Fonte: www.folhaonline.com.br

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876189
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1948
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/minas-lanca-presidio-para-gestantes-e-maes-de-bebes/941562

    Informações relacionadas

    Ana Paula Domingues Garcia, Advogado
    Artigoshá 7 anos

    Mães com filhos de até 12 anos podem solicitar a substituição da prisão preventiva por outra medida cautelar como a prisão domiciliar

    Superior Tribunal de Justiça
    Notíciashá 5 anos

    STJ assegura a mães presas o direito de cuidar dos filhos, mas mantém ressalva em casos excepcionais

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)