Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

O que se entende por aviamento? - Andrea Russar Rachel

há 15 anos

De acordo com o professor Ricardo Negrão, aviamento é atributo do estabelecimento empresarial, resultado do conjunto de vários fatores de ordem material ou imaterial que lhe conferem capacidade ou aptidão de gerar lucros.

Cada estabelecimento possui um aviamento maior ou menor. Diz-se que o aviamento é pessoal ou subjetivo quando a capacidade de gerar lucros resulta substancialmente de qualidades do titular da empresa. E será real ou objetivo se decorrente da qualidade do estabelecimento empresarial.

Há, contudo, doutrinadores que entendem que o aviamento é resultado tanto do exercício da empresa pelo titular como igualmente das qualidades do estabelecimento, optando por conceituar aviamento como atributo da empresa.

É o magistério de Fábio Ulhôa Coelho que prefere identificá-lo como sinônimo de fundo de empresa, definindo-o como "sobrevalor, agregado aos bens do estabelecimento empresarial em razão da sua racional organização pelo empresário"; esse também é o ensino de Rubens Requião.

Para Oscar Barreto Filho, "o aviamento existe no estabelecimento, como a beleza, a saúde ou a honradez existem na pessoa humana, a velocidade no automóvel, a fertilidade no solo, constituindo qualidades incindíveis dos entes a que se referem. O aviamento não existe como elemento separado do estabelecimento e, portanto, não pode constituir em si e por si objeto autônomo de direitos, suscetível de ser alienado, ou dado em garantia".

Segundo o professor Ricardo Negrão, considerando o magistério de Barreto Filho, se o aviamento está intimamente ligado ao estabelecimento empresarial, mesmo que resulte da atividade empresarial nele desenvolvida pelo titular da empresa, passa a qualificá-lo de forma distinta a tal ponto que, no trespasse do estabelecimento, o sobrevalor que lhe foi outorgado o acompanha e se expressa economicamente, independentemente da permanência de seu titular. É por esta razão que ele entende aviamento como atributo do estabelecimento e não da empresa.

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876172
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações42830
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-que-se-entende-por-aviamento-andrea-russar-rachel/995665

Informações relacionadas

Marcos Pinheiro, Advogado
Artigoshá 4 anos

Clientela e Aviamento. Por que são tão importantes para o empresário?

Suzanna Borges de Macedo Zubko, Advogado
Artigoshá 7 anos

O tal do “Ponto Comercial”, você sabe o que é?

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 14 anos

Clientela se confunde com freguesia? - Gabriela Araujo de Souza

Juris Aprendiz, Estudante
Artigoshá 7 anos

Estabelecimento Empresarial - Conceito, Ponto Comercial, Título de Estabelecimento, Bens Materiais e Imateriais

Raphael Faria, Advogado
Artigoshá 8 anos

O que é direito ao ponto comercial?

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Creio que existam outros significados com importancia para interpretarmos legislação tributária. continuar lendo

n continuar lendo